top of page
Foto do escritorftadriana

Exercícios, Bem-Estar e Gestação

Em 2010 eu fui convidada pela Sabrina Schmidt para escrever um dos capítulos de um livro que fazia parte de um projeto que ela idealizou na época que se chamava Gravidez Absoluta.

livro Gravidez Absoluta com meu texto sobre exercícios de ioga para gestantes

O capítulo fala sobre Atividade Física na Gestação e tocou pra mim escrever sobre os Exercícios de Ioga que já faziam parte da minha prática clínica na época.

.

Não sei bem porque o projeto não foi adiante, mas o livro segue a venda.

Obviamente, de lá pra cá muita coisa mudou e hoje ela está mais para uma daquelas enciclopédias da gestante que existiam antigamente.



Pensei, então, em trazer por aqui o meu texto na integra (talvez com algumas poucas atualizações) para que todas possam ter acesso.


Segue abaixo ...

.

Para oferecer uma "estada" ideal para o desenvolvimento do bebê, a mulher deve tentar manter o corpo confortável, o pensamento organizado e a emoção tranquila. Para alcançar esse milagre do bem-estar, sugiro a prática de Ioga.

.

Procure um local tranquilo e acomode-se confortavelmente.

Coloque uma música suave e diminua a luz. Acalme a respiração, limpe seu pensamento e abra espaço na mente para perceber a presença do bebê dentro do seu corpo.

Você e seu bebê como um só - nessa integração única que só é possível entre mãe e filho.

Tudo que age sobre um de vocês interfere sobre o outro.

.

A palavra IOGA vem do sânscrito, uma antiga língua indiana que significa UNIÃO.

Para seus adeptos, trata-se da ligação entre corpo e mente ou entre a arte de se movimentar e a de parar e relaxar. É uma prática milenar e faz parte dos tratamentos de saúde na Índia até os dias atuais. O trabalho simultâneo do corpo e da mente proporciona equilíbrio, estabilidade, força e flexibilidade. A ioga desenvolve auto conhecimento e abre nosso ser para sua natureza mais elevada.

.

A mulher atual é dinâmica e ganhou espaço e reconhecimento de suas competências em diferentes áreas de atuação. Mas quando o assunto é maternidade, somos todas como nossas avós, mulheres prestes a descobrir um dos maiores mistérios da vida.

As mudanças são muitas e rápidas, as reações são imprevisíveis e, muitas vezes, pouco compreendidas. O corpo se transforma, assim como a maneira como você pensa e reage ao mundo. Apesar de tudo isso, todas as futuras mamães querem passar os nove meses da gestação de forma tranquila e fisicamente bem dispostas.

.

Não diga que nunca conseguirá praticar ioga porque é muito agitada e não tem paciência. Ioga pré-natal é uma atividade ótima para as mulheres calmas e tranquilas, porém é especialmente benéfica para aquelas que precisam aprender a apreciar a quietude, controlar a mente e melhorar a percepção dos sentidos. Além disso, uma prática bem direcionada exige de você concentração e muita consciência corporal. Quem já experimentou pode garantir que os benefícios virão dos movimentos mais simples.

.

A Ioga pré-natal é recomendada para praticantes veteranas e novatas.

O primeiro passo é uma boa avaliação médica e a ciência do seu obstetra sobre sua intenção de praticar exercícios. Depois é buscar um profissional ou prática especializada para gestantes. Aliás, essa é uma recomendação tanto para quem está começando quanto para quem já praticava antes de engravidar.

O enfoque das aulas para gestantes é diferente, e você aprende coisas que não aprenderia em aulas normais, como por exemplo, modificar as posturas à medida que a barriga cresce. Mas a principal diferença é que, embora a ioga em geral crie espaço para o bebê dentro do seu corpo, a ioga pré-natal cria espaço para o bebê dentro da sua mente.

.

Na prática de Ioga pré-natal, mantém-se os princípios da ioga tradicional - exercícios respiratórios, posturas e meditação, com enfoque voltado para a gestação e suas necessidades. A escolha das posições sempre leva em consideração o conforto da mãe e a segurança do bebê.

.

Durante a gravidez a barriga cresce e a região lombar da coluna da mulher vai gradualmente perdendo a mobilidade, causando dor e desconforto. A prática de ioga pode aliviar esses sintomas com exercícios simples e de fácil execução. Ásanas de alongamento lateral do tronco, fortalecimento das pernas, mobilidade pélvica e alinhamento postural são alguns dos indicados.

A gestante que pratica ioga chega ao final dos nove meses tendo plena noção do seu corpo e de como movimentá-lo no espaço.

.

Os benefícios não ficam por aí.

Exercícios de concentração e equilíbrio ajudam a ajustar o centro de gravidade e controlam a ansiedade. Alguns ásanas podem aliviar os enjoos, estimular o funcionamento dos rins e intestinos e eliminar o cansaço.

.

A meta é conseguir que a mulher pratique ioga por toda a gestação e usufrua de seus benefícios também para manter a agilidade e a tranquilidade nas tarefas diárias em casa e no trabalho.

.

Na prática de ioga inspiramos e expiramos pelo nariz e as gestantes devem ser estimuladas a respirar profundamente, ampliando as costelas e o abdômen. Dessa forma, é possível compensar a falta de espaço causada pelo crescimento do bebê.

Respirando profundamente você sentirá sua energia renovada se espalhar por todo o corpo e levar vitalidade ao ambiente do bebê. Além disso, respirar afasta as tensões geradas pela preocupação e ansiedade, o que pode ser valioso aliado durante o trabalho de parto.

.

A meditação também é indicada na gestação para colocar mãe e bebê em contato. Meditar estimula o descanso e a conexão torna essa parte da prática muito especial para ambos. Um ambiente tranquilo, que nos dê a sensação de estarmos longe de qualquer influência externa, é o ideal para meditação.

Música e aromaterapia ajudam a relaxar.

.

Com que frequência praticar os exercícios ?

Você que vai determinar sua necessidade, o importante é manter a regularidade.

Converse com seu médico, procure um profissional especializado e aproveite ao máximo, sem esquecer que seus limites estão dentro de você.

.

Boa prática e Namastê !

.

E foi assim que o texto foi publicado há mais de 20 anos ...

Nas práticas atuais vocês vão notar que introduzi exercícios de Pilates Clínico para suprir algumas demandas das gravidinhas.

.

Hoje já temos estudos que embasam os benefícios do exercício físico na gravidez para a gestante e para o desenvolvimento do bebê. Não precisa mais esperar passar o primeiro trimestre para começar a não ser que exista uma contra-indicação real. Um profissional especialista vai saber conduzir o exercício nas diferentes fases da gravidez.

.

Para obter informações sobre a prática entre em contato pelo WhatsApp.

Obrigada pela companhia e até breve.


Comentarios


bottom of page