top of page
Foto do escritorftadriana

Tummy Time: Sling é bom, mas bebê precisa de chão


bebê de barriga para baixo em Tummy time

Todos que conhecem meu trabalho sabem que sou a defenssora número 1 do uso de Slings e Carregadores como facilitadores do colo e rede de apoio ao puerpério e a exterogestação.

.

É item indispensável do enxoval e, se possível, os pais já devem se familiarizar com o manejo e amarrações ainda na gestação, pois o "carregar" será essencial para salvar a nova e exaustiva rotina da família após a chegada do bebê.


Quem nunca ouviu pais desesperados e perdidos dizendo: "essa criança só quer colo, não dorme no berço, chora o tempo todo ..."

.

Os benefícios não param por aí - dar colo e manter as mãos livres para realizar outras tarefas é o mais citado deles, mas podemos ir além.

A posição que o bebê fica no Sling ajuda a evitar refluxo e melhora o funcionamento do intestino, amenizando os desconfortos causados pela disquesia.

O aconchego do Sling proporciona uma sensação de segurança ao bebê semelhante ao que ele sentia quando estava no útero materno - essencial para esse período de adaptação a vida fora do útero.

Vai ajudar a sair de casa para uma caminhada ou compras permitindo que o bebê esteja protegido dos curiosos. Com um pouquinho de prática você nem vai precisar tirar o bebê do carregador para amamentar. Confessa, você não tinha pensado nisso, né ?!

.

Ok, temos um campeão ;)

Mas ele não pode ser a única vivencia sensorial do bebê. Estar livre no chão, experimentando seus movimentos e seu corpo sob a ação da gravidade é muito importante para a adaptação do bebê a sua vidinha extra útero e o desenvolver de suas habilidades plenas - neuro/sensório/motoras.

É aí que entra a Tummy Time .

Basicamente, seria colocar o bebê no chão, de barriga pra baixo e deixá-lo explorar.

Mas, como ? Por quanto tempo ? E se ele não conseguir ?

.

Muitas vezes a posição não parece confortável para o bebê, e não é mesmo.

Quanto mais novinho mais difícil e, por isso, existem adaptação que podem ser usadas para "facilitar". Seria como uma escala de dificuldade que você vai aumentando conforme percebe a evolução do bebê.

.

Vejam algumas sugestões:



Alguns podem ter maior dificudade e pouca evolução, normalmente nada preocupante, os bebês também podem apresentar tensões musculares que atrapalham a movimentação livre das partes do corpo. Se achar necessário, não deixe de buscar orientação.

.

Outro recurso sensorial maravilhoso, mas pouco explorado, e que também pode ser usado complementando os benefícios do Sllingar e da Tummy Time é a Shantala, mas acho que já falei bastante dela por aqui.

Tem vários posts sobre a Shantala aqui no Blog, é só buscar um café e maratonar.

.

Se você chegou até aqui, obrigada pela companhia.

Estou sempre por aqui caso tenha dúvidas ou precise de ajuda.

Beijos com carinho

Adriana

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page